sábado, 17 de março de 2012


PROMESSA É DÍVIDA
“Compromisso não é obrigado a fazer, mais se fizer é obrigado a cumprir.”(Pastor Jorge Silva)
“Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar. Porque a tua palavra me dá segurança”.
(Salmos 119:49-50)
            As pessoas possuem inúmeras maneiras de relacionarem-se, e a palavra chave da convivência é mesmo o compromisso, um acordo que se faz com outro indivíduo. E compromisso, não é obrigado a fazer, mas se fizer é obrigado a cumprir. O único compromisso que não vejo razão em ser obrigado é no amar alguém, pois, o amor é o combustível da vida, se acabar em nós, perdemos o motivo de viver.
            Alguns se relacionam na intenção de ajudar alguém, fazer amigos, namorar uma pessoa ou no objetivo de integrar-se na área política e comercial. De alguma maneira comprometem a relação com promessas, uma vez que, todo relacionamento deve constituir-se de confiança de ambos os lados, denotando compromisso e lealdade.
            Normalmente nos deparamos com situações de pessoas que não levam muito adiante uma relação, devido à falha nos compromissos que fazem, não sendo suficientemente capazes de cumpri-los tornando-se infiéis. Não dão o mínimo valor, prometem e logo voltam atrás, para outros já não faz mais diferença entre a verdade e a mentira, consequentemente no meio político.
            No ano de eleições são dezenas de candidatos na sua cidade fazendo reuniões com um pacote de promessas. Promessas de saúde, emprego, investimento em esporte, educação, etc..., no entanto, na maioria são falsos compromissos, pois descobriram que a única virtude que não morre no povo é a esperança, e que sua maior fraqueza é o esquecimento, e isto se repete em todo ano eletivo. E quem promete e não cumpre torna-se mentiroso, e a mentira gera desconfiança. A Palavra de Deus nos afirma categoricamente, que o diabo é o pai da mentira e quem comete ou consente com o mentiroso se torna nora ou genro do diabo.(João 8:44)
            Podemos complementar esta argumentação com o texto de Apocalipse 22:15: “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira”.
            É muito comum no mundo do comércio, pessoas atando compromissos, com cheques, cartões de crédito, boletos bancários, ou mesmo notinhas em alguns departamentos comerciais da cidade. Certas pessoas fazem seus compromissos e não são verdadeiros, usam de infidelidade, passam o comerciante pra trás, e nessas alturas já não importam com a qualidade do nome na praça.
            Portanto, se não pode cumprir, não oficialize um compromisso. Faça apenas aquilo que está em sua capacidade. Preserve o bom nome na sua comunidade, pois o nome é a maior dignidade de alguém; se perdê-lo, não terá espaço na sociedade. A Palavra de Deus nos adverte em Provérbios 22:1: “Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro”. E em I Tessalonisenses lemos: “Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas...”(I Ts. 4:6a).
            Por muitas vezes fui vítima de promessas não cumpridas. Alguém dizia: “Pode comprar, que eu garanto pagar!” ou “Pode alugar que eu garanto o aluguel de sua casa”, e até o dia de hoje não cumpriram as promessas, marcam agendas (ou compromissos) e depois fazem de esquecidos, a epístola de Tiago 1:22 diz: “Sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos”. “Que a vossa palavra seja sim, sim, não, não, o que passar disso vem de procedência malígna”. (Mateus 5:37)
            “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”(Mc.13:31).
            DEUS nos responde segundo o nosso compromisso, a Palavra de Deus nos diz: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. (João 15:7)
            “A melhor coisa que se pode fazer a alguém é levá-lo do erro à verdade”(São Tomás de Aquino). A Bíblia relata sobre os que escutam a Palavra de Deus, o salmista disse: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”(Salmos 119:11), “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”(Nm. 23.19), Jesus disse:“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”(João 8:32).
 
Por Pastor Jorge Silva
www.jornalprimeirafolha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário